Fundo Social Sicredi 2025 contempla Projeto do Lar do Idoso Cândido Godói

Entrega Oficia Site
Por Márcio Scherer
Fotos: Márcio Scherer/Associação Lar do Idoso

Umas das seis entidades contempladas pelo Fundo Social Sicredi 2025 em Cândido Godói, foi a Associação Lar do Idoso Cândido Godói, que recebeu o valor de R$ 13.500,00. O ato de entrega do recurso aconteceu no dia 09 de outubro, durante a 12ª EXPOCANDI, quando foi lançado oficialmente o Projeto Arquitetônico do Lar do Idoso, para o qual o recurso do Fundo Social está destinado.

A Associação foi fundada em abril de 2022, com o propósito de instalar no município uma Instituição de Longa Permanência para pessoas a partir dos 60 anos de idade. Segundo a presidente Iracema Frolich, em torno de 15 munícipes de Cândido Godói vivem em casas de acolhimento em outros municípios da região. O objetivo se dá, levando em conta que 30 % da população do município tem 60 anos ou mais, percentual que tende a aumentar com o passar dos anos, em vista do gradual crescimento da expectativa de vida, sendo que muitos idosos não podem contar com os cuidados de familiares, por diversos motivos.

Através do recurso do Fundo Social Sicredi, a entidade pôde viabilizar a criação do Projeto Arquitetônico do Lar do Idoso, apresentado ao público em primeira mão durante a EXPOCANDI. Inicialmente, a estrutura terá capacidade para atender até 35 pessoas, com posterior ampliação para atendimento de 65 pessoas, podendo chegar a 100 idosos, quando o projeto for plenamente concluído. A área de 1,4 hectare foi adquirida pelo município, e a previsão de início das obras é para 2026.

Projeto lançado oficialmente durante a EXPOCANDI

Durante a entrega da placa de contemplação do Fundo Social, Aline Brich – representante da cooperativa Sicredi União RS/ES de Cândido Godói, destacou que desde 2018, quando foi lançado, o Fundo Social já contemplou mais de 250 mil reais em projetos, atendendo dezenas de entidades no município. A iniciativa destina o valor de 2,5% dos resultados do ano anterior, ou seja, mais de R$ 2,9 milhões, para serem investidos em projetos que promovem educação, saúde, cultura, esporte, preservação do meio ambiente e segurança na área de atuação da Cooperativa. Aline salientou ainda, a relevância do Lar do Idoso para o município, e o orgulho do Sicredi em fazer parte da viabilização deste projeto.