A frente de um trabalho que tinha o objetivo de valorizar o idoso através da socialização e lutar pelos seus direitos, o Professor José Renato Scherer viu a necessidade da criação de um informativo que divulgasse as atividades desenvolvidas pelos Grupos e Clubes de 3ª Idade, associações e demais entidades voltadas a este publico, por julgar importante difundir e integrar estas ações. Assim, em novembro de 1998, circulou o primeiro Informativo da Terceira Idade. O folheto teve boa repercussão, e já na edição de dezembro daquele ano, circulou no formato de jornal, trazendo diversos temas de interesse da terceira idade, bem como divulgando as atividades dos clubes e grupos e as ações que o poder publico começava a desenvolver a fim de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos idosos. Este foi o início do Jornal da Terceira Idade.
Ao longo destes vinte e um anos, sempre nos posicionamos ao lado das instituições que lutam em favor dos direitos dos idosos na busca por uma melhor qualidade de vida e na sua reinserção junto à sociedade, tendo em vista o respeito e a valorização que estas pessoas merecem diante do que já fizeram pela nossa sociedade e pela sabedoria que acumularam ao longo da vida.
Buscamos oferecer não apenas uma leitura informativa, mas também de lazer, com artigos sobre saúde e bem estar, espiritualidade, agricultura e meio ambiente, humor e passatempo, sabendo da essencial importância que a leitura tem para manter nosso cérebro ativo, contribuindo no combate a doenças neurológicas degenerativas.
Sempre pudemos contar com o apoio de inúmeras empresas engajadas neste trabalho, tal como a gestão pública, preocupada com o bem estar das pessoas de mais idade. Esta cooperação torna possível a circulação do Jornal da Terceira Idade, em grande parte, sem custos para os idosos.
Com sede em Cândido Godói, O Jornal da Terceira Idade tem circulação mensal de 5 mil exemplares, abrangendo 31 municípios das regiões Noroeste e Missões do Rio Grande do Sul além de 9 municípios em Santa Catarina e Paraná.
Hoje o Jornal da Terceira Idade é coordenado por Márcio Scherer, e conta com a colaboração de João Carlos Wuaden, responsável pela editoração, Eliane Wilhelm, jornalista, e um grande número de colunistas e correspondentes, que mensalmente enviam artigos e noticias sobre os clubes e grupos de 3ª Idade.