Jornal da Terceira Idade completa 25 anos

25 Anos Jornal Compac

Uma história contada por muitos!

 O movimento social da terceira idade nas regiões Noroeste e Missões do Rio Grande do Sul, teve início na década de 90. Gestão pública e entidades comunitárias viram a necessidade de maior inclusão dos idosos na sociedade. Tiveram início assim os primeiros grupos de terceira idade, objetivando socialização e a reinserção dos seus integrantes nas suas comunidades, através de atividades sociais, ações voltadas à saúde, lazer, cultura, meio ambiente e, principalmente, a participação nos debates para a busca de políticas públicas em favor das pessoas acima de 60 anos.

Fazendo parte desta organização, o Professor José Renato Scherer viu a necessidade de divulgar as ações do movimento, compartilhando informações que pudessem contribuir para o surgimento de novos clubes e o fortalecimento destas entidades como um todo.

Assim, em novembro de 1998, circulou o primeiro Informativo da Terceira Idade. O folheto teve boa repercussão, e já na edição de dezembro daquele ano, circulou no formato de jornal (tabloide), trazendo diversos temas de interesse da terceira idade, divulgando as atividades dos clubes e grupos e as ações que o poder público começava a desenvolver, a fim de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos idosos.  Este foi o início do Jornal da Terceira Idade.

Ao longo destes vinte e cinco anos, a linha editorial do Jornal da Terceira Idade sempre se posicionou ao lado das instituições que lutam em favor dos direitos dos idosos, na busca por uma melhor qualidade de vida e na sua participação ativa na sociedade, tendo em vista o respeito e a valorização que estas pessoas merecem diante do que já fizeram pelas suas comunidades, e pelo conhecimento que acumularam ao longo da vida.

Buscando oferecer não apenas uma leitura informativa, mas também de lazer, com artigos sobre saúde e bem estar, espiritualidade, agricultura e meio ambiente, humor e passatempo, vem de encontro da essencial importância que a leitura tem para manter nosso cérebro ativo, contribuindo no combate a doenças neurológicas degenerativas.

Mas a circulação do Jornal da Terceira Idade tem personagens fundamentais, que sempre possibilitaram que o periódico chegasse até seus leitores de maneira gratuita. São inúmeras empresas apoiadoras, engajadas neste trabalho e que tem a percepção da importância da valorização do idoso na nossa sociedade. Assim também o poder público de muitos municípios que valorizam sua população idosa, o fazem de forma bastante responsável, promovendo inclusão e fortalecimento dos movimentos pró-terceira idade.

São 25 anos de história, escritos por inúmeros colaboradores, representantes de diversos Grupos, Clubes, Associações, Federação e Gestões Públicas, que de forma cooperada possibilitaram a consolidação do Jornal da Terceira Idade em toda sua área de atuação.

São à estas pessoas, entidades, colaboradores e gestores a quem viemos hoje agradecer e compartilhar nossa alegria em comemorar esta importante marca, não só do Jornal da Terceira Idade, mas de toda a organização social que se formou em nome de uma causa, de uma parcela da população que cresce mundialmente ano após ano!

Márcio Scherer
Diretor do Jornal da Terceira Idade