Vitória das Missões inaugura no próximo dia 06, monumento em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes

Monumento
Fotos: Enio Carvalho

Com 8 metros de altura além da base, estátua se constitui como um marco para o município da região das Missões

Nem mesmo os colonizadores, formados pelas famílias Röpke, Dallanora, Zago, Rubert e Thomazi, que em 1909 passaram a povoar este lugar, hoje com 3.500 habitantes, imaginaram que a geografia da comunidade de Urubucarú (que significa rio de águas barulhentas), localizada às margens do Rio Ijuí, pudesse servir de sonho para a população vitoriana, partindo do traçado do rio e da área íngreme que a natureza oferece com uma extraordinária visão da região.

Este sonho foi acrescido de iniciativas, estudos de impacto, e muito trabalho da Associação de Amigos do Rio Ijuí, em parceria com o Poder Público, que através da coragem, viabilizaram a oportunidade de unir o possível com a vontade de fazer.

Já tendo Nossa Senhora dos Navegantes como uma das Padroeiras, os eventos realizados no local, nas águas do Rio Ijuí, serviram de âncora para sustentar a ideia de atrair desenvolvimento e propiciar aos visitantes das Missões, mais uma oportunidade de lazer, oportunizando sua  permanência na região, oferendo o roteiro “Caminhos do Rio Ijuí – Cultura, Natureza e Religiosidade’’,  cujo acesso de 7 km à partir da cidade é fácil e bem sinalizado, oferecendo segurança e tranquilidade aos visitantes e comunidade em geral.

Monumento está localizado na comunidade de Urubucarú, às margens do Rio Ijuí

A Estátua de 8 metros de altura além da base, construída em concreto armado pelo artista Miguel Arcanjo Dapper e família, da cidade de Cândido Godói, terá sua grande inauguração no próximo domingo, 06 de novembro, com uma programação que deve marcar a inserção definitiva do município de Vitória das Missões no mapa do turismo religioso.

Segundo o presidente da Associação de Amigos do Rio Ijuí, Enio Carvalho, o município de Vitória das Missões tem buscado ao longo dos anos, através de suas lideranças, promover ações que tragam o desenvolvimento local e regional, e pelas características peculiares, esta iniciativa agrega o potencial criativo da comunidade em transformar em realidade o sonho de inserir o município nas páginas da história como um marco que as próximas gerações reconhecerão como um dos mais importantes da caminhada vitoriana.

Para o Prefeito, Sr. Cornélio Luis Grimm, um entusiasta e idealizador por natureza, é um orgulho participar deste projeto e poder agora, entregá-lo a toda comunidade. “Um povo se mede pela sua capacidade de pensar, que o ontem serviu de alicerce para o desenvolvimento, e essas páginas escritas desde 1909, serviram de modelo para as lideranças, de buscar sempre o melhor. Que o hoje sirva para que no futuro as ações possam ser lembradas como uma página especial na vida desta comunidade. Pensamos, analisamos, reunimos lideranças e avançamos para fazer o melhor. Arregaçamos as mangas do tempo e abraçamos o que para alguns era apenas um sonho. Hoje provamos que podemos deixar um pouco de nós para fazer muito pelo amanhã. Que Nossa Senhora dos Navegantes proteja a todos nós” – conclui o prefeito.

Os atos de inauguração terão muitos atrativos e uma ótima recepção aos visitantes.

Confira a Programação:

09:30 horas – Recepção;

10:00 horas – Missa e atos inaugurais;

12:00 horas – Almoço com buffet variado

14:00 horas – Tarde dançante com Grupo Renovação.

Serviço: É importante trazer cadeiras para melhor acomodação e talheres para o almoço.