 
												Fortalecer e valorizar e a importância da participação do Idoso na construção das políticas públicas do município. Esta foi a ideia central do Projeto Idoso Vereador por um Dia, do Poder Legislativo do município de Cândido Godói.
Instituído através da Lei Municipal 3.101/2025, de 07 de agosto de 2025, por indicação do vereador Roque Gilberto Bourscheidt (PT), vice-presidente da casa legislativa, e aprovado pelos demais vereadores, o projeto foi realizado em Sessão Especial da Câmara, neste dia 23 de outubro de 2025, e contou com o apoio do Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Cândido Godói e da ASMUTI – Associação Municipal da Terceira Idade.
Foram vereadores por um dia, integrantes dos grupos da terceira idade do município, cujos partidos foram representados por seus respectivos clubes e instituições, que indicaram os nomes para esta importante sessão, que deu voz às principais reivindicações deste segmento da sociedade. Foram eles:
Leomar Backes – Presidente nesta Sessão, do Partido Grupo Alegria de Viver da Linha Doze Norte;
Carmo Henz – Vice-presidente, do Partido Grupo São José da Linha São Bonifácio;
Clarice Claci Pich – 1ª Secretária, do Partido Conselho Municipal do Idoso;
Helena Schinwelski – 2ª Secretária, do Partido Grupo Dois Irmãos das Linhas Acre e Paranaguá;
Alberto Vogel – Partido Grupo Recordando o Passado da Linha Secção A;
Heleno Cardoso – Partido Grupo Santo Antônio da Linha São Pedro;
Nelida Horning – Partido Grupo Integração da Linha Silva Jardim;
Rudi Kopp – Partido Renascer da Linha dos Louros;
Adelaide Aurélio – Partido Idoso do Município;
Entre as várias proposições da Sessão, todas voltadas às demandas da 3ª Idade, estavam:
– Estudo da possibilidade de estender o transporte dos idosos para percursos mais longos;
– Estudo da viabilidade para disponibilizar um médico geriatra para atender os idosos do município, em período semanal;
– A disponibilização de uma ambulância durante eventos de maior aglomeração voltados à população idosa, como bailes regionais; entre outros.
Estiveram presentes nesta Sessão, além do vereador proponente, a vereadora Janete Nunes (PL), o vereador Abel Hartmann (MDB), o vereador Ademar Strieder (MDB), o Prefeito Municipal Guerino Backes, a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Cândido Godói, Iracema Frolich, a presidente da ASMUTI Loiva Loebens, o coordenador dos trabalhos da Frente Parlamentar em Defesa de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, José Renato Scherer, além de integrantes dos clubes e grupos de terceira idade do município e demais entidades.
Para o autor do projeto, vereador Roque Gilberto Bourscheidt, esta iniciativa visa sensibilizar a sociedade para fortalecer novas formas de participação da pessoa idosa, proporcionando canais de comunicação, convívio social e troca de experiência entre os idosos e as demais gerações, através da participação no Poder Legislativo.

Ao final da Sessão, os Idosos Vereadores por um Dia receberam seu certificado.