Olá querido leitor da terceira idade. Com frequência, algumas pessoas perguntam se temos na farmácia alguns remédios de antigamente. Seja pelo elo afetivo que temos pelos medicamentos que tomávamos na infância (muitas vezes dados pelas nossas avós), seja pela busca de produtos mais “naturais” dos que existem hoje. O fato é que, as lembranças nos remetem ao saudosismo de uma época em que o acesso a medicamentos era muito mais limitado que hoje em dia.
Muitos de vocês me conhecem pessoalmente ou sabem que sou de uma família com tradição na saúde e no comércio. Meus bisavôs levavam banha, grãos e carne da região noroeste/missões do RS para Santa Catarina, Paraná e São Paulo. No retorno, traziam tecidos, aviamentos e remédios para suprir as necessidades da nossa comunidade, em especial de Salvador das Missões e São Pedro do Butiá, hoje municípios. Durante as décadas de 50, 60 e 70, existiam pouquíssimos fabricantes de medicamentos no Brasil, um desses é o Laboratório Catarinense, que ainda hoje tem sua sede em Joinville/SC, no mesmo local onde foi fundado, há quase 80 anos.
Tenho uma conexão muito forte com o Catarinense, pois seus remédios me ajudaram muito durante minha infância, que foi bem desafiadora para meus pais: desde cedo, eu apresentava eventos severos de asma e vivia gripado. Um dos xaropes que eu me recordo de usar muito foi o Melagrião®.
Melagrião® é um xarope tradicional fitoterápico que existe há pelo menos 75 anos. Na imagem, vocês podem ver um anúncio de 1952, veiculado no “Guia da Saúde” do Laboratório Catarinense Ltda. Numa próxima edição, eu falo mais sobre as curiosidades desse guia, que ajudou tantas pessoas na época.
Embora a fórmula original do Melagrião® tenha sofrido alterações ao longo dos anos (antigamente continha efedrina e codeína, produtos químicos que hoje em dia sabe-se que podem gerar efeitos tóxicos perigosos). A formulação base continua sendo de mel puro e agrião, que dão o nome ao produto. Com a retirada dos componentes químicos, foi adicionado o guaco, a polígala, a ipecacuanha, o bálsamo de tolu e o acônito, todos extratos a base de plantas medicinais.
Hoje, o Melagrião é um dos melhores xaropes contra tosse que eu conheço, pois sua ação é dupla: broncodilatador (relaxa os brônquios do pulmão) e expectorante (diminui a “grossura” do catarro). Essa dupla atividade promove a “limpeza” do pulmão, facilitando a recuperação de doenças do trato respiratório como resfriados, gripe e até pneumonia, reduzindo tanto a tosse seca quanto a produtiva (com catarro). Aqui na Farmácia Nívea (rede Vida Farmácias), sempre temos o Melagrião® com preço especial, pois é um xarope vendido no inverno e no verão e o xarope fitoterápico nº 1 no Brasil.
Você sabia também, que o Melagrião® é muito eficaz na tosse de fumantes? E que hoje existe toda uma família de produtos, como pastilhas, gominhas e sprays pra garganta e amigdalite?
Olha só como é importante ter Melagrião® em casa!