Audiência Pública na Assembleia Legislativa do RS debate as Casas Centro-Dia para pessoas idosas

Foto audiência publica

Na última segunda-feira (11/12), o Deputado Gerson Burmann (PDT), presidiu uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa do RS sobre o “Centro-Dia da Pessoa Idosa”. Há 10 anos presidindo a Frente Parlamentar em Defesa de Políticas para a Pessoa Idosa, o parlamentar tem buscado garantir os direitos deste segmento da sociedade por meio de projetos de Lei que atendam às demandas dos cidadãos gaúchos.

Na audiência, foi discutida a instalação e modelagem do Centro-Dia para idosos no Estado. Foram abordados temas desde a estrutura física para atividades que melhorem a qualidade de vida até a modelagem e financiamento do projeto. A presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa do RS, Iride Caberlon, compartilhou dados sobre o envelhecimento da população gaúcha.

O secretário do Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, expressou total apoio do governo estadual na estruturação desse atendimento aos idosos gaúchos. Profissionais como Cristiane Oliboni, Patrícia Melotto e Franciane Rocha, apresentaram experiências positivas sobre o tema no município de Caxias do Sul.

De Porto Alegre, Maristela Anselmo e Loiva Diedrich dividiram com todos, os detalhes do dia-a-dia dos centros na capital. A participação de Adriana Santos de Oliveira destacou a expansão dos Centros-Dia do Idoso no Paraná como uma política pública afirmativa na defesa da pessoa idosa.

Ao final, Burmann avaliou que o objetivo foi alcançado, ao aprofundar o conhecimento sobre a criação, tramitação e instalação de Centros-Dia em várias regiões do RS, com experiências valiosas, com destaque para o financiamento necessário. “Juntos, estamos construindo um futuro mais digno para nossos idosos” – concluiu o parlamentar.