Dois grandes eventos religiosos acontecem em março na região das Missões

Santuário Caaró

As romarias, que tem participação maciça do público idoso, acontecem com o apoio da FECTIRGS

Por Orcelei Dalla Barba

Além dos vários programas desenvolvidos anualmente, a Federação Estadual dos Clubes de 3ª Idade – FECTIRGS, também incentiva eventos regionais voltados ao movimentos social da terceira idade. Entre eles, estão os atos religiosos, cuja participação sempre teve o maior público nas pessoas consideradas idosas. No mês de março, por exemplo, acontecem duas Romarias tradicionais na região missioneira, onde a Federação usa de sua estrutura de comunicação de amplo alcance para divulgação e mobilização, dando suporte para a participação no evento. Neste ano, acontecem a 30ª Romaria em honra a São João de Castilhos, em Roque Gonzáles e a 13ª Peregrinação da Pessoa Idosa ao Santuário do Caaró, em Caibaté, que tem as seguintes programações:

A 30ª Romaria em Honra a São João de Castilho será realizada sob a coordenação da Paróquia São Roque Gonzáles, no dia 19 de março, no Santuário de Assunção do Ijuí. A tradicional Via Sacra inicia às 09h30, na fonte d’água. Às 10h30 acontece a Santa Missa no altar monumento, seguida de almoço no santuário. À tarde, haverá Show Mensagem e a Bênção da Saúde.

A Peregrinação da Pessoa Idosa, em sua 13ª edição, no Santuário do Caaró, já é tradicional na Diocese de Santo Ângelo, com participação de centenas de pessoas idosas, vindas de todo o Estado. Neste ano, ela acontece no dia 26 de março, e terá como tema “Reaviva o chamado que há em você!”, e traz como lema “Trate o idoso com carinho”. A programação inicia as 9:00 horas, com a acolhida. Às 10:00 horas haverá Santa Missa, seguido de almoço, e as 14:00 horas, a Via Sacra e a Benção da Saúde.

Em ambos os eventos, a participação do Bispo Diocesano está confirmada, assim como um grande número de sacerdotes. A organização das excursões será por parte das comunidades e das Paróquias. A FECTIRGS incentiva a participação, por se tratar de um dos pilares da 3ª idade, que é a religiosidade.