A ordem de serviço para início das obras de construção da ponte internacional ligando Porto Xavier, no Brasil, a San Javier, na Argentina foi assinada ontem – 08/02.
O anuncio foi feito pelo secretário de Desenvolvimento, Turismo e Mercosul de Porto Xavier, Ovídio Kaiser. Segundo ele, o próprio superintendente do Denit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Hiratan Pinheiro da Silva assinou a ordem e comunicou ao município.
Kaiser disse que os próximos passos são os trabalhos de licenciamento ambiental da obra e as indenizações das propriedades que estão na área de construção. São cerca de 30 famílias que possuem propriedades que serão abrangidas pelo traçado da obra, além de áreas sem moradias. “As licenças ambientais são processos que não se resolvem rapidamente”, disse Kaiser, acrescentando que apesar disso, os processos já foram encaminhados. “Também são necessários os processos de desapropriações”, acrescentou, salientando que talvez até o final deste ano, a obra possa ter início.
O contrato com a empresa Coesa, vencedora da licitação, foi assinado em outubro do ano passado, em Santo Ângelo. Porém, alguns entraves burocráticos vinham empurrando a assinatura da ordem de serviço desde então.
A obra da ponte ligando os dois países é esperada pela região missioneira há mais de quatro décadas. Segundo Ovídio kaiser, a assinatura da ordem de serviço era a notícia mais esperada pela região desde outubro do ano passado.