FECTIRGS executa projeto ambiental, define programação do Mês do Idoso e lança a 3ª edição do Festival ‘A voz da melhor idade’

Assembleia FECTIRGS
Por Márcio Scherer, com a colaboração de Orcelei Dalla Barba

A Assembleia Geral da FECTIRGS, agendada para o dia 07 de junho, teve como pauta central a definição dos eventos e ações da entidade até o final do exercício. Realizada no salão da comunidade da Vila Dona Otília, município de Roque Gonzales, a reunião deliberou sobre vários temas que são abrangidos pela organização.

ILPI Regional

Com a participação da assessora do Deputado Federal Osmar Terra, Sr.ª Vanice Mattos, foram tratados pontos sobre a construção de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) Regional, na cidade de Roque Gonzáles. A convidada explicou os trâmites para liberação dos recursos que devem viabilizar este projeto.

Projeto Ambiental

A CERMISSÕES é parceira de longa data nas ações ambientais desenvolvidas pela FECTIRGS. Sendo assim, teve assento nos debates da Federação, representada pelo seu Diretor de Comunicações Vanes Della Flora, que fez a entrega de 300 mudas frutíferas nativas, que serão distribuídas aos clubes.

       

O Coordenador do Projeto Ambiental, Orcelei Dalla Barba, tratou sobre o tema escolhido para 2022 – ‘Reaproveitar para não faltar’, que terá várias fases, a serem executadas ao longo do ano.

Esporte

No âmbito do programa Pró-Esporte, relacionado às Olimpíadas da 3ª Idade, as informações são de que o edital ainda não foi publicado, o que pode inviabilizar as olimpíadas em 2022, em função do período eleitoral.

O coordenador de esportes, Sr. Asildo Thielke mostrou que está em análise uma série de mudanças e readequações na modalidade esportiva de Câmbio. Algumas delas deverão ser testadas no torneio regional que acontecerá em Tucunduva no dia 15 de outubro.

Em seu momento de dirigir-se aos presentes, o Presidente da Federação, Sr. Gilberto Klein, esclareceu sobre o estudo para a realização de um cadastro informatizado dos Clubes, principalmente os que praticam Câmbio. Informou também que neste ano, não será realizado o campeonato de Câmbio, uma vez que, deve ocorrer um grande torneio regional no município de Tucunduva, no dia 15 de outubro, dentro das programações do mês do idoso.

Cultura

O Festival A Voz da Melhor Idade, teve aprovado o projeto que viabiliza sua realização através da Lei de Incentivo à Cultura. Em sua 3ª edição, o evento deve acontecer no dia 24 de agosto deste ano, em Salvador das Missões, com músicas livres e feira de artesanato feito por idosos.

Turismo

No campo do turismo, o coordenador da pasta, Sr. Iraci Luftt, apresentou o Projeto Turístico Missioneiro Jesuítico Guarani, (2º roteiro) a ser realizado entre os dias 20 e 21 de outubro, dentro das programações do mês do idoso, cujo roteiro deverá contemplar os caminhos jesuíticos a partir de Roque Gonzales, passando por vários municípios, culminando em São Pedro do Butiá, cuja rota será divulgada quando da conclusão final do projeto.

Sobre a Socialização em Piratuba/SC, o coordenador Afonso Kotz apresentou dados positivos da viagem, que em 2022, deve acontecer de 15 a 19 de agosto. As vagas já estão praticamente esgotadas, com mais de 170 idosos inscritos, o que demonstra a credibilidade da socialização, que deve ter neste ano, a participação cultural do Grupo Vida Ativa de Mato Queimado, fazendo apresentações de danças do folclore gaúcho e alemão, com apoio da Prefeitura Municipal.

Assuntos Gerais

O encontro dos vereadores pró-terceira idade deve ser realizado em Campina das Missões, no dia 11 de outubro. A data ainda pode sofrer alterações.

O convênio entre a FECTIRGS e o Sicredi também foi abordado, com a participação da Gerente da Unidade Sicredi de São Paulo das Missões, Carla Schaffer, que reforçou a importância desta coalizão entres as entidades, que em 12 anos já distribuiu mais de 184 mil reais aos clubes e associações filiadas, além da Federação.

O Dr. Plinio Wagner explanou detalhes da Lei de proteção de dados e a divulgação de imagens relacionadas a pessoas ou eventos.

Os debates também tiveram a participação do Coordenador Geral da entidade, Sr. José Renato Scherer, que sugeriu inovações ao movimento social da 3ª Idade, como o empenho em atrair novos sócios às entidades, à partir de 45 anos; a motivação para os eventos sociais; a autonomia das associações regionais; e a fase inicial da construção de uma cartilha, que deve fazer uma análise de como viviam os idosos antes das entidades voltadas a este segmento da sociedade, em especial a FECTIRGS, o que mudou com as ações implantadas e quais os objetivos que pretendem alcançar daqui para frente.