Um robô desenvolvido pela empresa americana Carbon Robotics promete cuidar da lavoura eliminando plantas daninhas sem o uso de agrotóxicos.
Chamado LaserWeeder, o equipamento projetado para lavouras em linha, consegue percorrer 20 acres (81 mil m²) de plantação por dia eliminando plantas daninhas que ele queima disparando pequenos canhões laser de 150 watts. Ele é capaz de matar 100 mil plantas daninhas a cada hora de funcionamento.
A máquina usa um sistema de navegação nVidia, que é alimentado pelas informações de 12 câmeras, GPS e LiDAR (tipo de scanner 3D usado em carros autônomos), que ficam embaixo do robô. Os lasers são alimentados por baterias e o motor do veículo é movido a diesel.
Ele se desloca a 8Km/h pelas lavouras, inclusive à noite, e é inteligente o bastante para encontrar e seguir as linhas entre as áreas plantadas – isso evita que o veículo, que pesa 4 toneladas, passe com as rodas por cima da plantação.
Também é capaz de parar automaticamente se encontrar algum obstáculo, como um animal ou pessoa. Os lasers disparam a cada 50 milissegundos e são muito precisos: segundo o fabricante, sua margem de erro é de apenas 3 milímetros. O veículo pode ser usado em diversas lavouras e a fabricante diz que já vendeu todo seu primeiro lote dos robôs. O preço não foi divulgado.