Hilda Florentina Theisen Mentges, nasceu no dia 17 de novembro de 1921, na Linha São Francisco, município de Cerro Largo. Filha de Cristina Pies Theisen e Nicolau Theisen, Hilda é a sexta filha de nove irmãos, dos quais além dela, ainda vivem as irmãs gêmeas, Emma e Verônica, que contam com a idade de 91 anos.
Aos dois anos de idade, a família mudou-se para a Linha Amadeu Niquel Sul, município de Campina das Missões, onde Hilda viveu com os pais até casar-se com Norberto Mentges. O casal então fixou residência na Linha Butiá Sul, neste mesmo município, junto com o pai de Norberto, do qual cuidaram até seus últimos dias de vida. Na época, a mãe de Norberto já havia falecido. Deste feliz matrimônio, nasceram 11 filhos: Valéria; Silvia; Caldino; Maria Grisela; Levino; Guido; Adelmo; Lirio; Noeli; Artêmio e Elton.
Para criar e educar seus filhos, passaram dias de muito trabalho e dedicação. Mesmo sempre muito atarefados, sabiam cuidar de todos com muito amor, carinho e responsabilidade, valores que nunca faltaram nesta família. Tratavam a todos com igualdade.
Hilda e Norberto tinham a mesma idade, e aos 42 anos, ele veio a falecer, deixando a esposa e os 11 filhos. O caçula tinha apenas 1 ano e 2 dias. Dos 11 filhos, quatro já faleceram, junto com duas noras e um genro.
A família cresceu, e hoje é composta por 29 netos, 43 bisnetos e 4 trinetos.
Hilda sempre foi uma pessoa muito dedicada à família. Sempre gostou de receber visitas. Nas festas de Natal, Ano Novo e Páscoa, tinha sempre a casa cheia. Assim que os netos entravam em férias escolares, já faziam a mala para ir na casa da vovó. Lá sentiam-se muito bem acolhidos.
Seu hobby é jogar cartas, principalmente a canastra. Algo que ainda faz nos dias de hoje, com menos intensidade, mas ainda administra o jogo.
Quando tinha 85 anos, o filho Artêmio a convidou para conhecer a praia. Primeiro ele teve que insistir um pouco, mas Hilda acabou aceitando o convite. Ela gostou tanto, que foi mais três vezes. Numa destas, levou junto a irmã Verônica. Foram dias muito divertidos e de extrema alegria. Hilda fala disso até hoje. Ela sempre gostou de passear, visitar os filhos, demais parentes e vizinhos.
Foi uma pessoa muito participativa na vida da comunidade. Era assinante do livro da família e gostava muito de ler. Sempre devota de Nossa Senhora da Defesa, Nossa Senhora da Imaculada Conceição e da Virgem Maria, ensinou os filhos a nunca perder a fé.
Os filhos foram casando, formando suas próprias famílias, até que um dia, ele disse: “Criei 11 filhos, mas vejo que daqui a pouco todos se foram. Vamos decidir quem vai ficar comigo, ser o sucessor da propriedade”. Foi neste momento que o filho Lírio aceitou a oferta de seguir trabalhando em casa. Lírio casou-se com Maria Persch, com quem teve dois filhos: Elson e Adelise, os quais vovó Hilda gosta como se fossem seus próprios filhos.
No ano de 2019, Lírio mudou-se com sua família para a cidade de Campina das Missões, e como a esposa dele não está mais em nosso meio, a vovó conta com os cuidados, além do filho, da neta Adelise e do bisneto Cauã.
Os filhos, netos, bisnetos e trinetos sentem-se gratos por tudo que a mãe, avó, bisavó e tataravó sempre fez por eles. Da mesma forma, agradecem a Deus pela graça de poder festejar o Dom da Vida e os 100 anos desta grande mãe, guerreira e batalhadora.
Parabéns e uma feliz aniversário Vovó Hilda!