Surgido na década de 1990, o câmbio é um jogo muito parecido com o voleibol, que teve suas regras adaptadas para facilitar o jogo, numa forma de incluir pessoas com algum tipo de dificuldade físico-motora e idosos. Faz uso inclusive da mesma quadra e da mesma bola de vôlei e não demorou muito para cair no gosto da turma da terceira idade.
O objetivo do jogo é praticar uma atividade física que promova qualidade de vida, valorizando a convivência, a troca de experiências e a construção de novas amizades entre os participantes.
Pensando nesta inclusão através do esporte, a Federação Estadual dos Clubes de Terceira Idade do Estado do Rio Grande do Sul – FECTIRGS, que atua nas regiões Missões e Noroeste do Estado, implantou o câmbio em 2011, em parceria com o SESC de Santa Rosa, após participar da 2ª edição dos Jogos de Verão do SESC em Porto Alegre. Atualmente, estima-se que no Rio Grande do Sul, mais de 10 mil pessoas praticam esta modalidade esportiva, 1.200 somente na área de atuação da FECTIRGS, número que é formado por idosos integrantes de 40 clubes de 3ª idade vinculados à entidade, o que torna esta área o maior polo de câmbio do Rio Grande do Sul, por regiões.
Os times são compostos por nove jogadores, geralmente seis mulheres e três homens. Mas no âmbito de atuação da FECTIRGS, por haver muitos homens praticando esta modalidade, joga-se geralmente com cinco homens e quatro mulheres, formação bem aceita entre os participantes.
Para haver um melhor equilíbrio, as equipes foram dividas em três categorias: Máster – 50 a 59 anos, Sênior – 60 a 69 anos, e Super Sênior – acima de 70 anos.
Tanto os treinos como os torneios, acontecem geralmente durante a semana.
O câmbio tem dado um grande impulso às Olimpíadas da Terceira Idade, por incluir muitas equipes e proporcionar uma grande vibração, tanto aos participantes, quanto para as torcidas que acompanham os jogos.
Pela importância deste esporte para os idosos, o Deputado Estadual Gerson Burmann -Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Terceira Idade e Idosos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, apresentou um projeto que reconhece a prática do Câmbio como o Esporte Símbolo da 3ª Idade, que foi aprovado por unanimidade pelos Deputados – (Lei nº 15.168 de 27 de abril de 2018).
Câmbio é vida, saúde, alegria e socialização!
“Todo o idoso que entra na quadra para praticar esta modalidade esportiva já é um campeão”!