De acordo com a defesa civil, o número de mortos devido às chuvas chega a 67 neste sábado.
O número de mortes por conta das chuvas no Rio Grande do Sul chegou a 67 neste sábado, segundo dados divulgados pela Defesa Civil do Estado. O órgão contabiliza 74 pessoas desaparecidas e outras 56 feridas.
Ainda de acordo com o órgão, 300 dos 497 municípios do Estado foram afetados pela enchente histórica. A estimativa é de 9.581 desabrigados e 32.640 desalojados.
Esses números tendem a aumentar, uma vez que, em muitos municípios, as águas seguem subindo.
O governador pontuou que o desastre natural vivido pelo Estado é sem precedentes. “É o mais crítico que o Estado terá registro. Busquem se proteger”, ponderou.
Noroeste e Missões
As regiões Noroeste e Missões registram cheia de rios, quedas de pontes e rodovias interditadas em consequência dos alagamentos e queda de barreiras. Diversos municípios estão parcialmente ou totalmente isolados devido à queda ou interdição de pontes. As comunidades do interior dos municípios são as mais afetadas.
A defesa civil dos municípios e do Estado alertam sobre os perigos e a cheia dos rios, que podem ganhar volume em até dois dias após a diminuição ou termino das chuvas.
O Rio Uruguai em Porto Mauá atingiu por volta das 11horas deste sábado (04/05), o nível de 15 metros. Estimativas apontam que pode chegar aos 16,12 m
Lavouras
Os prejuízos nas lavouras são incalculáveis em grande parte do RS. Ainda não é possível estimar as perdas com plantações e animais, que afetará diretamente a produção agrícola e leiteira.
A EMATER/ASCAR está empenhada em prestar assistência através de seus extensionistas à comunidades atingidas.
Guaíba invade o Centro da Capital e região metropolitana
O nível do Guaíba no Cais Mauá atingiu 5m10cm às 13h deste sábado. Se trata da maior enchente da história de Porto Alegre, superando a marca de 1941.
Prefeitura de Porto Alegre pede que evitem a área central e o Quarto Distrito.
O Aeroporto Salgado Filho teve as operações suspensas por possível rompimento de um dique.
Em Canoas, os bairros Cinco Colônias, Fátima, Harmonia, Mathias Velho, Mato Grande, Rio Branco e São Luís estão sendo evacuados.
Mais de 400 pessoas aguardam resgate nos telhados em Eldorado do Sul.
Doações
Pix para o governo do RS
Diante da situação de calamidade pública, o governo do Estado reativou o canal de doações para a conta SOS Rio Grande do Sul. Foi restabelecida a chave Pix (CNPJ: 92.958.800/0001-38), a mesma utilizada no ano passado. Os recursos serão integralmente revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades. Atenção: quando realizar a operação, confirme que o nome da conta que aparece é “SOS Rio Grande do Sul” e que o banco é o Banrisul.
Federasul
A Federasul, juntamente com suas 194 entidades afiliadas, lançou a Campanha Solidária para arrecadar fundos e realizar a compra de itens fundamentais para as famílias. As doações podem ser feitas por PIX: sosrs@federasul.com.br ou por meio de depósito em conta da Federasul aberta exclusivamente para a campanha no Sicredi nº 0116 01229-5.