São Paulo das Missões presta homenagem a casais com mais de 50 anos de união

Títulos
Por Márcio Scherer

São Paulo das Missões fez jus ao título de município Amigo do Idoso – certificação concedida pelo governo estadual, a fim de estimular ações para a inclusão social de pessoas com mais de 60 anos, e promoveu no dia 06 de maio, um evento social que vai ficar registrado na história do município e na memória da população idosa.

Por iniciativa da Câmara Municipal de Vereadores, foi proposta uma homenagem aos casais com mais de 50 anos de união conjugal. A lei 1777/2022, sancionada em outubro de 2022, concede honraria aos casais que apresentem certidão de casamento civil/religioso ou declaração de união estável que comprove as cinco décadas de relacionamento.

Em Sessão Solene realizada no dia 06 de maio, no CTG Sentinelas do Comandaí, dentro das programações de comemoração dos 57 anos  de emancipação político-administrativa de São Paulo das Missões, 75 casais receberam o Título de Honra ao Mérito, de um total de 92 casais com mais de 50 anos de união, existentes no município, segundo o executivo municipal.  Por questões de saúde, alguns não puderam comparecer à cerimônia, e receberão o título em casa nos próximos dias.

Os presentes ganharam uma placa com o título, um vaso com flores e aplausos. As flores oferecidas têm um significado: kalanchoe ou flor da fortuna.

Pedro Hilário e Helga Kaspary Foto: André Ávila/Agência RBS

 

Pedro Hilário Kaspary, 87 anos e Helga Bamberg Kaspary, 82 anos, estão casados há 65 anos e foram escolhidos para representar os 92 casais homenageados. Durante sua fala, Pedro Hilário registrou:

— Nós passamos por muitas adversidades, que foram superadas em nome do amor, da fé e da família. As dificuldades nos ensinaram a ter dignidade. Que esses casais hoje aqui homenageados sirvam de inspiração aos mais jovens, para que não desistam nas primeiras dificuldades do casamento ou da família, que são os alicerces de uma boa sociedade.

Durante entrevista concedida à imprensa, dona Helga pontuou:

— Nascemos em uma época em que a religiosidade era forte. Então, casamos eternamente. Tivemos filhos e o amor persistiu entre nós e nossa família, algo que penso que falta hoje em dia.

A cerimônia foi organizada pelo poder público e teve a presença dos familiares dos casais homenageados, autoridades locais, regionais e estaduais.

Fotos: André Ávila/Agência RBS